Você">

Um mundo sem Linux


Você já imaginou um mundo sem Linux? Eu não.

Confesso que para mim o Linux era apenas uma plataforma, assim como Windows/OSx, com a vantagem de ser open-source (livre, de grátis, free). É normal que usuários comuns, assim como eu, não conheçam o Linux ou reconheçam a importância que ele tem no nosso mundo atual. Porém, depois de pesquisar um pouco, pude perceber que o Linux é onipresente em nossa vida, desde smartphones Android a sistemas de controle de trafego aéreo.

O que é o Linux?

Bem, é um pouco complicado de explicar, mas de forma bem pratica, o Linux é um núcleo (Kernel) que funciona como um esqueleto para qualquer computador, organizando as ligações entre o hardware e o software (lembra? software é o que você xinga, hardware é o que você chuta). O melhor de tudo isso, o Linux é um software livre, servindo de alicerce para outros desenvolvedores criarem e executarem muitos outros softwares (livres ou não).Tudo isso graças a um estudante com 21 anos de idade, Linus Torvalds, que em 1991 começou o desenvolvimento da primeira versão do Linux, que no início não passava de um projeto pessoal, mas graças a colaboração de muitas pessoas, se tornou algo grandioso.E não se engane, apesar de livre, o núcleo do Linux é extremamente poderoso, estima-se que o custo para criar o Linux novamente, em sua versão 2.6.25, seria de 1.4 bilhões de dólares (uau). 

Foi exatamente para isso que a Linux Foundation criou, em colaboração com Amelia Lorenz, animadora da Disney, a campanha “Um mundo sem Linux”, uma serie de animações que visam divulgar e demonstrar como o Linux afeta a tecnologia atual.

A Linux Foundation é um consórcio sem fins lucrativos, que visa promover, proteger e evoluir o Linux e o desenvolvimento colaborativo, provendo recursos e serviços necessários para softwares livres competirem com plataformas fechadas. Fundada em 2007, a Linux Foundation dá suporte para o criador do linux e é financiado por corporações tais como, HP, IBM, Intel, NEC, Oracle, Samsung, entre outras.


Autor

Lucas Thibau Paulino Sócio / CEO

Apaixonado pelo meu trabalho. Apaixonado por bacon.

Compartilhar


Palavras chave


Tecnologia

© Todos os direitos reservados a Atlas desenvolvimento